O Que Fazer
Normalmente, quando a criança tem uma febre baixa, ou seja, entre 37,5 e 38,5 graus centígrados, recomenda-se:
- colocar roupas bem leves na criança
- oferecer bastante líquido
- procurar o médico se a febre durar mais de 3 dias
- procurar o médico se a criança estiver com uma aparência muito ruim
Nos casos em que a temperatura está mais alta, entre 38,5 e 40 graus, é recomendado:
- além das recomendações acima, dar medicação para febre, como paracetamol (Tylenol), nas doses indicadas pelo peso da criança
- se a febre durar mais de 24 horas, procurar o médico
Nos casos em que a febre é muito alta, ou seja, acima de 40 graus, é melhor procurar o médico imediatamente. Porém, enquanto isso, podem ser dados banhos de água morna, passando-se uma esponja com água morna pelo corpo da criança. Evite dar banhos com água muito fria, pois há o perigo de causar um choque térmico. Também pode ser dados medicamentos antitérmicos, desde que sejam recomendados pelo pediatra e na dose certa para o peso da criança. Evite usar acido acetil salicílico (aspirina) para tratar os casos de febre, porque foram documentados alguns casos de uma doença chamada Síndrome de Reye nas crianças que tinham catapora ou gripe e que tomaram esse medicamento. Essa doença provoca uma degeneração do cérebro, levando a criança ao estado de coma, podendo até morrer. Não existe tratamento para a Síndrome de Reye.
Os sinais mais graves acompanhando febre são:
- convulsões
- dificuldade para respirar
- palidez
- extrema prostração
- dor de cabeça intensa
- rigidez de pescoço
- aparência muito ruim
Se a sua criança tiver algum desses sintomas, procure o pediatra imediatamente.
A temperatura deve ser medida a cada 6 horas, para ver se a criança está melhorando ou não. De preferência, anote todos os valores para levar ao pediatra, pois isso é muito útil para avaliarmos as condições da criança.
O pediatra irá examinar a criança e determinar a causa da doença. Em geral, as febres baixas são causadas por viroses, como nas gripes e resfriados, nas diarréias virais, nas doenças da infância como catapora, rubéola, cachumba e outras. O sarampo, apesar de ser uma doença viral, causa febre muito alta, o que o diferencia das outras doenças. Já as infecções bacterianas, como pneumonias, infecções infecções de garganta, provocam uma febre muito alta, ajudando o médico a definir o diagnóstico. Podem ser usados métodos laboratoriais, tais como exame de sangue, exame de urina e raio-X de tórax, para ajudar a estabelecer o diagnóstico. Muitas vezes, podem ocorrer febres de causa desconhecida, obrigando em alguns casos a internar o paciente para tentar descobrir o que está causando a febre.
Causa
Algumas crianças apresentam convulsões quando têm febre. Na maioria das vezes, não existe uma causa específica para explicar esse fato, como uma meningite ou outro processo infeccioso no cérebro. A esses casos damos o nome de convulsão febril. Em geral, quando a criança deixa de ter a febre, as convulsões Com a idade, a tendência é de ocorrer menos casos de convulsão, desaparecendo quando a criança atinge os 5 ou 6 anos de idade.
É necessário, para esses casos, ter a orientação de um neurologista, que muitas vezes recomenda o uso de anticonvulsivantes para controlar o problema.
IMPORTANTE