Fundamentos do Equilíbrio Ácido-Base |
PARTE 1 |
INTRODUÇÃO AO EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE |
CONCEITOS GERAIS
METABOLISMO
EFEITOS DO ÍON HIDROGÊNIO NO ORGANISMO
- Aumento da resistência vascular pulmonar;
- Redução da resistência vascular sistêmica;
- Alterações da atividade elétrica do miocárdio;
- Alterações da contratilidade do miocárdio;
- Alterações da atividade elétrica do sistema nervoso central;
- Alterações da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio;
- Modificação da resposta a certos agentes químicos, endógenos e exógenos, como por exemplo, hormônios e drogas vasoativas.
ÁCIDOS DO ORGANISMO
BASES DO ORGANISMO
REGULAÇÃO DOS ÁCIDOS E BASES DO ORGANISMO
Figura 1. Representa esquematicamente a atuação dos principais mecanismos reguladores do equilíbrio ácido-base, na defesa do organismo contra as variações do pH. |
RESUMO DA PARTE 1
A regulação dos líquidos do organismo inclui a regulação da concentração do íon hidrogênio, para assegurar o ambiente ótimo para as funções celulares. A energia para todos os processos celulares e orgânicos, provém da energia química produzida pelo metabolismo celular. A concentração dos íons hidrogênio nos líquidos do organismo é medida pela unidade denominada pH. A redução do pH é denominada acidose e o seu aumento constitui a alcalose. Ambos, acidose e alcalose, podem diminuir acentuadamente a eficiência das reações químicas celulares; o metabolismo celular exige um estreito limite para a concentração do íon hidrogênio. O metabolismo celular produz ácidos que devem ser neutralizados, a fim de preservar o pH ou, em outras palavras, manter estável a concentração do íon hidrogênio. A principal base do organismo é o íon bicarbonato, produzido à partir da combinação do dióxido de carbono com a água. O bicarbonato e as demais bases do organismo atuam em associação com ácidos da mesma natureza química, formando pares de substâncias chamadas sistema tampão. A regulação do equilíbrio entre os ácidos e as bases do organismo depende de um mecanismo imediato, representado pelos sistema tampão e de um mecanismo respiratório rápido, que elimina ou retém o dióxido de carbono e, portanto, reduz ou aumenta o ácido carbônico. Depende também do mecanismo renal, mais lento, que elimina íon hidrogênio e retém ou elimina o íon bicarbonato, moderando a quantidade de bases disponíveis no organismo.